Powered By Blogger

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A ESTRATÉGIA DE SATANÁS

A ESTRATÉGIA DE SATANÁS
(Mensagem entregue na congregação de Jardim)

Texto – Gênesis 3:1 – 19

Introdução:

No decorrer da nossa mensagem você verá que a estratégia de satanás para fazer o homem se distanciar de Deus é sempre a mesma, nunca mudou. O homem na sua cegueira espiritual continua a ser enganado e nunca se da conta disso.

Vejamos, pois, qual foi a estratégia de satanás lá no Éden, e comparemos com hoje, para comprovarmos esta verdade, que sua estratégia é sempre a mesma.

I.        ELE FAZ O HOMEM DUVIDAR DA PALAVRA DE DEUS – Veja o versículo 4 e observe a frase “certamente não morrereis” Compare com a ordem do Senhor Deus no cap. 2 e vers. 15 –17.

Não sei se você tem observado, mas, esta estratégia de satanás continua em voga nos nossos dias. Veja alguns dos exemplos de recursos que ele tem usado para por a Palavra de Deus em dúvida diante dos homens.

A.     A COMUNIDADE CIENTÍFICA

A BÍBLIA
A COMUNIDADE CIENTÍFICA
Criacionismo
Evolucionismo
Diz que Deus criou o homem – Gn. 1:26
Diz que o homem é um mero produto da evolução
A Bíblia fala de um Deus pessoal, criador e sustentador de todas as coisas
ü  Tenta provar o surgimento de todas as coisas a partir de fusões de partículas.
ü  Falar um pouco da capacidade do diabo em patrocinar tais projetos somente para levar o homem a acreditar que Deus não existe e que nada fez.



B.     AS RELIGIÕES – Algumas têm falado em reencarnação (Heb. 9 : 27), outra em sono e aniquilamento da alma ( Luc. 16:19 –21; Ap. 20:21 comp.20:10 ). Outra cria a existência de um terceiro lugar chamado purgatório, sem saber que tal doutrina nega a necessidade da morte expiatória de Cristo. As religiões mais novas tem dado ênfase ao bem estar do presente, sem nenhuma preocupação com o por vir. Algumas não acreditam num Deus que é Justiça. Querem crer que se Deus é amor não mandará ninguém pro inferno – Mt. 10:28

C.     A INCREDULIDADE – Desacredita na inspiração das escrituras e atribui a mesma a homens, de fato; “homens santos, falaram da parte de Deus movido pelo Espírito Santo” - II Pd. 1:21 – II Tim. 3:16,17.

Mas o que diz a Palavra de Deus sobre o pecado?
Rm. 6:23 – “ o salário do pecado é a morte...”
Ezequiel  18:20 – “a alma que pecar esta morrerá...”
Deuteronômio 30:19

Conclusão:
A verdade que satanás continua querendo ofuscar é a verdade de que o pecado gera a morte e morte espiritual. Se todo homem é pecador, segue-se que todos estão mortos espiritualmente, mas Deus tem esta proposta para você, vida ou morte? Escolha a vida, escolha a Jesus.

II.    ELE FAZ O HOMEM DUVIDAR DA BONDADE DE DEUS – V. 5“...Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão e sereis como Deus...”

A.    Nas entrelinhas satanás diz que Deus é injusto – “... se abrirão os olhos...” “...conhecedores do bem e do mal.
B.     Nas entrelinhas satanás diz que Deus é egoísta – “...Sereis iguais a Deus...” – Estas acusações levava o homem a pensar que Deus não era digno de honra, de adoração e louvor, nem mesmo de obedece-lo. Você pode ser deus, era a idéia principal de satanás. Foi com este argumento que satanás conseguiu enganar uma terça parte dos anjos. O profeta Isaias dirigi-se a Lúcifer com as seguintes palavras: “Tu dizias em teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono... subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo (Isaías 14:13, 14). – percebes a tese de satanás nessas linhas? A sua tese então era: “Não preciso de Deus porque eu posso ser Deus”. ele começou assim e continuou tentando o ser humano com a fascinante idéia: “Serei como Deus...” Por algum motivo essa idéia foi muito desenvolvida no oriente, agora está sendo desenvolvida no ocidente, através de algo aparentemente inocente como o ioga. Segundo dizem os mestres praticantes da ioga, que o propósito dessa meditação é alcançar a “perfeição espiritual”, “a suprema realidade”. Para alcançar o nirvana, a ioga ensina a alterar o estado mental, fugindo do mundo físico e juntando-se a Brahama (Deus) com a possibilidade de tornar-se, por sua vez, um deus.
Eles ensinam que Deus é uma energia que pode estar em tudo. E no momento em que você consegue alcançar esta energia, através da meditação, você passa a ser o deus do seu próprio destino

III. ELE FAZ O HOMEM ACREDITAR NO SEU PRÓPRIO CONSEITO DE CERTO E ERRADO
ü  Para isso ela não se mostra como verdadeiramente é. Disfarça-se, esconde-se, finge, simula, aparenta e conseqüentemente destrói, rouba e mata.
ü  Além de disfarçar sua pessoa, ele também disfarça os seus propósitos.
ü  Eva, ao se deparar com a proposta de satanás, achou que a decisão mais sábia naquele momento era desobedecer a Deus, porque ela acreditou no engodo de satanás
ü  Não tome suas decisões baseadas no que a massa diz, ou no que a mídia diz, ou mesmo no que a religião diz, tome suas decisões baseado no que a Palavra de Deus diz.

CONCLUSÃO:
Os métodos de satanás podem mudar, mas a sua estratégia continua a mesma. Ouça o que Deus diz na sua palavra, não acredite nos engodos do diabo. Escolha obedecer a direção da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário