Powered By Blogger

domingo, 7 de novembro de 2010

A IDOLATRIA E A BÍBLIA - Dr. José de F. Lima

A IDOLATRIA E A BÍBLIA
Dr. José de F. Lima

Todas as referências bíblicas, aqui indicadas, foram extraídas de Bíblias de edição católicas.

1.        ORIGEM – A idolatria surgiu após o dilúvio, na Babilônia, de onde o culto idolátrico espelhou-se para o resto do mundo. Roma foi a sua sucessora no culto às divindades, tendo assimilado o sistema de crenças em deuses representados por estátuas. Em nosso país a idolatria se propagou a partir dos descobridores portugueses

2.        DEFINIÇÃO DE IDOLATRIA – Idolatria é o culto dedicado às imagens. É adoração à imagem representativa de um ser imaginário ou real, considerado santo e possuidor de poder especial para conceder por si mesmo ou como mediador junto a Deus, graça, proteção e livramento.

3.        CONCEITO BÍBLICO DE  ÍDOLO – Na Bíblia Deus emprega váarios termos que dão ao ídolo um conceito de coisa imprestável, objeto vil, tratando-o com zombaria, como coisa grotesca que faz a pessoa perder a dignidade, como vemos a seguir.                 
“Queimarás no fogo as suas esculturas,... para que não tropeces, visto serem a abominação ao Senhor teu Deus. E não levarás para a tua casa coisa alguma de ídolo para que não te tornes anátema como ele o é. Detestá-lo-ás como imundície, e abomina-lo-ás como coisa imunda e sórdida, porque é um anátema”. (Deuteronômio 7:25 – 26)
“Eles são um espantalho em um campo de pepinos, são vaidade, obra ridícula” (Jeremias 10:5,15)
“A própria estátua é vergonha de todo o seu artista, porque fundiu uma falsidade e corpo sem alma. São coisas vãs, obras dignas de riso”(Jeremias 10:14 – 15)

4.        É UM CULTO INFERIOR -  É o que ensina o Monsenhor Aderson Nader em Voz de Nazaré, jornal da Basílica de Nazaré, em Belém – PA, Edição de 08/10/95 ao declarar que: “O culto como ato de religião, deve ser atribuído exclusivamente a Deus. Entretanto, há uma forma inferior de culto religioso, num sentido extremamente diferente do supracitado, atribuído às criaturas de Deus”. O culto máximo, adoração a Deus, diz o Monsenhor, chama-se latria e o culto inferior, veneração, é dedicado aos anjos e aos católicos mortos canonizados ou declarados santos pela igreja de Roma e chama-se dulia, reservando-se à Maria uma terceira forma melhorada do culto inferior chamada hiperdulia, que significa veneração superior. Mas isto é sofisma, é pura estripulia religiosa como tentativa para justificar esse culto inferior chamado veneração.
5.        EXPRESSA FALTA DE SABEDORIA. – Sabedoria não é só instrução. É, também, a capacidade de julgar e agir corretamente. O seu contrário é a tolice. Tolo é o pateta, pessoa que não faz adequadamente uso da sua mente. Assim são comparados os devotos de ídolos, como expressão de desprezo: “Não sabem nem compreendem, porque os seus olhos estão cobertos para não verem, e os seus corações não compreendem. Não refletem, nem consideram, nem têm o bom senso...” (Isaías 44: 18 – 19)
“Não têm conhecimento os que carregam os seus ídolos de madeira, os que dirigem as suas súplicas a um deus que não pode salvar”. (Isaías 45:20)
Quem segue os ídolos, abandonam o amor de Javé”. (Jonas 2:8).

6.        TRAZ  FRUSTRAÇÃO – Frustração é insucesso e confusão. É sofrer vergonha. A idolatria traz, com consequência, perturbação, atraso, prjuízo, dor e até morte antecipada porque a pessoa fica sem a proteção de Deus. Leia com atenção o que segue:
 “Confundidos sejam todos os que adoram ídolos” (Salmo 96:7)
“Todos os fabricantes de ídolos são nada, e as suas imagens tão prezadas não lhes aproveitarão; eles mesmos são testemunhas, para a sua confusão de que os seus ídolos não vêem, nem entendem” (Isaías 44:9).
“Todos eles ficarão envergonhados e confundidos, ficarão humilhados todos os que abricam ídolos” (Isaías 45:16)
“...fizeram ídolos para sua própria destruição” (Oséias 8:4)

7.        GERA MALDIÇÃO HEREDITÁRIA
Calamidades vêm sobre os pais idólatras e sobre os filhos destes. O ídolo é maldito e a sua maldção se transfere para aqueles que o veneram, alcançando toda uma família até à quarta geração. Todo ídolo é mudo, cego, surdo e não anda. Os seus devotos assemelham-se a ele podendo contrair esses defeitos. A maldição persiste quando os filhos, mesmos após a quarta geração, seguem o exemplo dos pais, como a seguir você pode vê:
“Não te inclinarás diante desses deuses e não os sevirás, porque eu, Iahweh, teu Deus, sou Deus ciumento, que vingo a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”(Êxodo 20:5)                    “Maldito o homem que faz imagem de escultura ou fundição, coisa abominável para o Senhor, obra das mãos do artífice”(Deut. 27:15)
“O ídolo, obra das mãos humanas, é maldito, ele e o seu autor”(Sabedoria 14:8)
“Sim, porque Deus odeia tanto o idólatra como a idolatria. A obra será castigada com o seu autor”(Sabedoria 14:9,10)
“Sejam semelhantes a eles os que os fazem, e todos os confiam neles”(Salmo 113:8)

8.        ATRAI DOENÇAS E PROBLEMAS
O juízo de Deus virá sobre a pessoa, família ou país que venera ídolos. Sofrerão miséria, prejuízos, doenças, intranqüilidade, etc. Os idólatras perdem a proteção de Deus e ficam expostos aos poderes e ação dos demônios representados pelas imagens. Muitas pessoas carregam a maldição dos ídolos, por isso não falta doença na família, contenda e nada dá certo.
“Virá a seca sobre as suas águas, e elas secarão, porque é um país de ídolos”(Salmo 105:36)
“Seu país está cheio de ídolos: eles adoram a obra de suas próprias mãos, aquilo que os seus próprios dedos fabricaram. Por isso o homem será dobrado e o mortal será rebaixado...”(Isaías 2:8,9)
“Numerosos são os sofrimentos que suportam aqueles que se entregam a estranhos deuses”(Salmo 15:4)
“Eles... tornar-se-ão opróbrio de um país(Baruc 6:71)

9.        É CULTO A DEMÔNIOS – A devoção às imagens é, na verdade, culto aos demônios, que inspiram essa forma baixa de adoração, fazendo-se representar pelas estátuas. Muitas vezes, na Bíblia, a palavra ídolos é traduzida como deuses. Trata-se de uma figura de linguagem chamada metonímia, que consiste no emprego de uma palavra que substitui e representa a palavra substituida. Assim a expressão ídolos oou deuses, substitui a palavra demônios e também os representa, como aparecem no Salmo 95:5 – “Porque todos os deuses das gentes são demônios
A veneração que se pensa fazer a um personagem humano, aceito santo, representado por um ídolo, é feita aos demônios. Os seus devotos são chamados de “escravos de ídolos”, no Salmo 97:7. pense no que você vai ler a seguir:
“Sacrificaram a demônios, falsos deuses... e me irritaram com seus ídolos vazios”(Deut. 32:17,21)
“...porque um espírito de fornicação os enganou, e eles prostituíram-se...(Oséias 4:12)
“...o que foi sacrificado aos ídolos... sacrificaram aos demônios e não a Deus” (I Coríntios 10:19.20)
Em nosso país, os deuses da mitologia antiga, desde a Babilônia até Roma, foram substituidos pelos santos católicos. É o jornal Voz de Nazaré, de 29/10/1995, que o diz:
“desde as épocas mais antigas, a mitologia conferiu um nome protetor às profissões. A religião Páleo-cristã, continuando o costume, substituiu as divindades pagãs pelos santos”.

10.     É CULTO AMALDIÇOADO –
 A maldição é uma severa denúncia ao pecado da idolatria e também o seu castigo. É um culto amaldiçoado porque o ídolo é maldito. Deus não tolera nem os ídolos nem a devoção a eles. Muitas famílias conservam em sua casas um oratório – armário ou altar com imagens que são veneradas, sem se darem conta do perigo que atraem para si. Ouça o que a a Bíblia diz a este respeito:
“Queimarás no fogo as tuas esculturas; não cobiçarás a prata nem o ouro de que são feitas, nem delas tomarás nada para tí, visto serem abominação do Senhor teu Deus. E não levarás para a tua casa coisa alguma de ídolo, para que te não tornes anátema como ele o é” (Deut. 7:25,26)
“O ídolo, obra das mãos humanas, é maldito, ele e o seu autor” (Sabedoria 14:8)

11.     A IDOLATRIA É PROIBIDA POR DEUS
Dos dez mandamentos, o mais longo, é o que trata da idolatria. Deus condena a devoção aos ídolos. A Bíblia é composta só de palavras, sem nenhuma figura, porque Deus quer que você creia somente nele com base no que você lê e ouve e não no que você vê. Considere as seguintes passagens bíblicas:
“Não farás deuses em forma de estátuas”(Êxodo 34:17).
“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo, na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te inclinarás diante desses deuses e não os servirás”(Êxodo 20:4,5)
“Vós não vistes figura alguma no dia em que o Senhor, vos falou sobre o Horeb do meio do fogo; não suceda que enganados façais para vós alguma imaagem esculpida, quer seja figua de homem que r de mulher”(Deuteronômio 4:15 – 16)
“Eu Sou o Senhor, este é o meu nome; eu não darei a outro a minha glória, nem cosentirei que se tribute aos ídolos o louvor que só a mim pertence” (Isaías 42:8)
“Deus verdadeiro, tu detestas os que veneram ídolos vazios”(Salmo 31:6 – 7)

12.     DEUS JULGA OS ÍDOLOS
13.     Assim ocorreu no Egito, naquela noite quando os judeus foram libertos e séculos depois, quando Babilônia o invadiu. Os ídolos do Egito foram julgados, declarados impotentes e anulados, havendo imediata execução pois, conforme a tradição dos judeus, todos os ídolos, naquela noite, foram quebrados. Era a proclamação da veemente rejeição de Deus aos mesmos. E já está determinado, um dia quando todos eles serão exterminados, como Deus mesmo declara:
“naquela noite, passarei através do Egito... e exercerei minha justiça contra todos os deuses do Egito. Eu Sou o Senhor” (Êxodo 12:12).
“Iahweh fez justiça contra todos os deuses do Egito”(Números 33:4)
“No tempo do seu castigo, eles desaparecerão”(Jeremias 10:15)
“Naqueles dias, diz o Senhor dos exércitos,exterminarei do país os nomes dos ídolos e deles não haverá mais memória”(Zacarias 13:2)

14.     DEIXE DE PROFERIR SEUS NOMES
Deus se manifesta contráario ao culto dos ídolos, de modo tão radical, que nos proíbe até mesmo de pronunciar o nome deles, como você pode vê a seguir:
“Prestai atenção a tudo o que vos tenho feito, e não fareis mensão do nome de outros deuses: nem se ouça na vossa boca”(Êxodo 23:13)
“Não pronunciareis o nome dos seus deuses, não os invoqueis novosso juramento”(Josué 23:13)
“E meus lábios jamais pronunciarão o nome de seus ídolos”(Salmo 15:4)

15.     CONDUZ AO INFERNO
Inferno não é um mito, não é a sepultura nem é aqui na terra. A Bíblia refere-se ao inferno como um lugar de tormento interminável. Lá estarão satanás e os demônios, juntamente com todas as pessoas perdidas. Lá estarão, também, os que morreram na idolatria, como se pode vê a seguir:
“Sejam precipitados no inferno todos os pecadores, todas as nações que se esquecem de Deus”(Salmo 9:18)
“Não vos enganeis a este respeito! Nem os devassos, nem os idólatras, nem adúlteros, nem os efeminados, nem os pederastas... herdarão o reino de Deus”.(I Corintios 6:9 – 10)

16.     DEVEM SER ABANDONADOS
Há um reiterado apelo de Deus para que os ídolos sejam abandonados. Trata-se de uma conversão dos ídolos para Deus, como a Biblia diz:
“...abandonando os ídolos, para servir ao Deus vivo e verdadeiro”(I Tessalonissenses 1:9)
“Convertei-vos, retirai-vos dos vossos ídolos e afastai os vossos rostos de todas as vossas contaminações”.(Ezequiel 14:6)
“Não vos mancheis com os ídolos”. (Ezequiel 20:6)
“Os fanáticos de ídolos vãos, renunciam à sua devoção”(Jonas 2:8)
“Portanto, caríssimos meus, fugi da idolatria”(I Cor. 10:4)
“Não vos façais idólatras”(I Cor. 10:7)
“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”(I João 5:21)

17.     O ÚLTIMO ÍDOLO
O mundo inteiro está acostumado com a idéia de imagens possuidoras de poderes milagrosos, que até choram. Esse ambiente é a preparação para o surgimento de uma grande estátua que receberá poder para falar e agir, na época do anticristo. Esse fenômeno atrairá a atenção de todo o mundo com ampla aceitação deixando ospovos maravilhados. O ídolo falante será posto no templo, ao lado do anticristo, em Jerusalém, onde serão adorados. É chamado pelo profeta Daniel de abominação desoladora(Dan. 11:3)
O dia  do nascimento da imagem, quando ela receber vida, do anticristo, será declarado feriado internacional e imposta a realização de culto em todo o mundo em honra à mesma.
Mas será um engano permitido por Deus como juizo para aqueles que, até lá, tenham rejeitado a pregação do Evangelho. Note o que a Bíblia diz:
“Seduziu os habitantes da terra...dezendo...que fizessem uma imagem da besta,...Foi-lhe concedido dar espírito à imagem da besta, de modo que falasse a imagem da besta, e fazer que fossem mortos todos aqueles que não adorassem a imagem da besta”.(Apoc. 13:14 – 15)
“A vinda dele é por obra de satanás, com todo o poder, com sinais e prodígios mentirosos e com todas as seduções da iniquidade para aqueles que se perdem, porrque não abraçaram o amor da verdade para serem salvos. Por isso Deus lhes enviaará o artifício do erro, de tal modo que creiam na mentira...”. (2 Tess. 2:9–10)

CONCLUSÃO
        A idolatria é um insulto a Deus. É de origem demoníaca e fonte de muitos males. Os ídolos representam e substituem os demônios, sendo estes e não os santos que recebem a adoração. Abandone a idolatria e sirva exclusivamente a Deus. Somente a conversão a Jesus interrompe a maldição hereditária dos ídolos.
               
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário